16 de outubro de 2023 - Dicas

Como aumentar a venda de vinhos no seu supermercado?

Como aumentar a venda de vinhos no seu supermercado?

O mercado de vinhos no Brasil é uma área que está em crescimento. Nesse sentido, oferece muitas oportunidades valiosas para supermercados que desejam sair na frente de seus concorrentes. Em tal contexto, é possível ampliar a sua receita com esse tipo de bebida. 

No entanto, aumentar a venda de vinhos é desafiador porque exige estratégias específicas e um certo investimento. Neste artigo, vamos explorar as principais dicas para você impulsionar a venda no seu supermercado. Destacamos os desafios comuns do segmento e as estratégias eficazes para vencer os obstáculos.

Quais são os desafios do segmento?

Aumentar a venda de vinhos em um supermercado é um processo inerentemente associado à complexidade do produto. Aqui estão alguns dos obstáculos mais comuns desse segmento:

  • Variedade limitada: muitos supermercados oferecem apenas uma seleção básica de vinhos, o que pode limitar o interesse dos clientes pelas bebidas. Afinal, os consumidores têm preferências bastante variadas. Então é importante que você entenda as necessidades dos seu público-alvo para oferecer o que ele procura.
  • Falta de conhecimento: quando clientes e funcionários têm um conhecimento limitado sobre vinhos, a tomada de decisão fica muito mais demorada e difícil. Portanto, você deve garantir que a sua equipe seja treinada para disseminar informações importantes e ajudar os clientes nas escolhas.
  • Baixo consumo de vinho pelos brasileiros: o brasileiro consome, em média, cerca de 2 litros de vinho por ano. Quer ter uma ideia de como essa quantidade ainda é muito baixa? Na Europa, o consumo médio chega a 51 litros de vinho por ano para cada pessoa.
  • Preços competitivos: os preços são um fator decisivo para os consumidores que buscam por vinhos em um supermercado. Se você não oferece uma boa variedade, pode afastá-los por preços inacessíveis.
  • Concorrência de lojas de vinhos especializadas: lojas especializadas em vinhos competem diretamente com os supermercados. Elas geralmente oferecem uma seleção mais ampla e uma equipe muito mais preparada para atender os clientes.

Estratégias eficazes de exposição e de merchandising

Para aumentar a venda de vinhos no supermercado, é fundamental que você invista em estratégias eficazes de merchandising. Este envolve a exibição e a apresentação de produtos de uma forma atraente no ponto de venda. 

O principal objetivo do merchandising é influenciar no comportamento do consumidor. Ele aumenta as vendas tornando os produtos mais visíveis, desejáveis e acessíveis.

Equipe treinada

Uma das estratégias mais importantes para aumentar a venda de vinhos no supermercado é investir em treinamento. Os seus colaboradores devem saber abordar os clientes da maneira correta, entender as preferências e oferecer os vinhos mais adequados.

Um time bem treinado é capaz ainda de aumentar o ticket médio. Aliás, isso ocorre por meio da oferta de produtos complementares para os clientes, de maneira bastante sutil.

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Variedade de opções

Outra estratégia essencial para o merchandising é aumentar a seleção de vinhos no seu supermercado. Inclua opções de diferentes países, uvas e faixas de preço para que seus clientes se sintam seguros com as escolhas.

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Ofereça degustação

Uma outra estratégia de merchandising muito importante para aumentar a venda de vinhos no supermercado é organizar sessões de degustação. Isso permite que os consumidores experimentem os produtos antes de comprar.

Nessas sessões de degustação, disponibilize produtos que harmonizem com os vinhos, incentivando também a compra desses itens.

Divulgação assertiva

Para atrair mais clientes para a seção de vinhos no supermercado, também é importante investir em uma divulgação eficaz. Algumas opções de divulgação que você deve adotar são estas:

  • Publicidade interna: banners, cartazes e displays internos para destacar os seus vinhos e as informações relevantes sobre eles.
  • Promoções especiais: promoções sazonais com descontos na compra de uma segunda garrafa, por exemplo, costumam ser bastante eficazes.
  • Mídias sociais: utilize as plataformas de mídia social para promover a sua seleção de vinhos. Compartilhar dicas e informações relevantes sobre eles também ajuda a incentivar o consumo da bebida.
  • E-mails: utilize também esse canal de comunicação para avisar os seus clientes sobre as ações especiais.

Tenha um diferencial para sair na frente

Para se destacar dos concorrentes, você também precisará pensar em estratégias que elevem a experiência dos consumidores no seu estabelecimento. Algumas ideias de ações bem simples de serem implementadas, mas que ajudam muito a estreitar relacionamento com o público-alvo, são estas: 

  • Programa de fidelidade: essa é uma maneira de incentivar a compra recorrente e de recompensar os clientes regulares.
  • Consultoria de vinho: você também pode oferecer uma consultoria especial com um sommelier para orientar os clientes na escolha do vinho ideal.
  • Eventos especiais: realizar eventos temáticos de vinho para atrair um público diversificado também é uma boa forma de se diferenciar da sua concorrência.

Vantagens de oferecer rótulos brasileiros

Oferecer rótulos nacionais no seu supermercado é uma maneira de incentivar os seus clientes a apoiar os produtores locais. Eles também vão prestigiar a qualidade dos produtos brasileiros, reconhecidos internacionalmente. 

Essa é também uma forma de oferecer mais opções de harmonização para os clientes. Eles poderão fazer combinações dos vinhos regionais brasileiros com as comidas típicas daquela região.  

Aumentar a venda de vinhos no seu supermercado é uma oportunidade de ampliar o ticket médio e a receita do seu estabelecimento. Portanto, é importante implementar as estratégias discutidas acima. Mas não se esqueça de adaptá-las aos seus clientes e ao seu tipo de negócio.  

Tudo isso requer esforço e dedicação. Contudo, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso ao:

  • superar os desafios comuns do segmento;
  • investir em exposição e merchandising eficazes;
  • treinar a sua equipe;
  • e diferenciar-se da concorrência.  

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