5 de novembro de 2020 - Dicas
Compra de vinho online: confira dicas importantes

A compra de vinhos online está conquistando cada vez mais consumidores. Você sabe o que é preciso avaliar antes de realizar uma compra virtual? Confira o post!
A popularização da Internet nas últimas décadas tem mudado os hábitos de consumo, fazendo com que as vendas online aumentem cada vez mais. Em tempos de pandemia, como o que vivemos, os e-commerces tiveram um salto de crescimento, com uma infinidade de produtos sendo vendidos.
Seguindo essa tendência, a venda de vinhos pela internet também aumentou muito. Mas, é necessário alguns cuidados para evitar experiências negativas com compras virtuais. E você, sabe como comprar vinho online?
Continue a leitura e confira dicas importantes para não errar na hora de adquirir seus vinhos em uma loja virtual!
Como comprar vinho online
Para evitar experiências desagradáveis, é preciso atentar para alguns detalhes antes de comprar vinhos em e-commerces. Confira!
1 – Lojas confiáveis
Existe uma grande diversidade de e-commerces que vendem vinhos e a oferta continua aumentando. Mas, como precaução nunca é demais, antes de efetuar uma compra de vinhos online, busque informações sobre a loja e a origem das bebidas.
Procure ver se há avaliações de consumidores sobre a loja e sobre os vinhos que ela comercializa, verifique se há comentários negativos ou positivos de clientes.
É sempre mais seguro comprar em lojas online que atuam no mercado há mais tempo, em lojas de importadores tradicionais ou, ainda, de cadeias de supermercados que realizam entregas em todo o Brasil. Outra opção segura é comprar direto da vinícola.
2 – Vinhos nacionais direto da vinícola
Caso pretenda adquirir um bom vinho nacional, a melhor alternativa é consultar os sites das próprias vinícolas, pois boa parte delas têm venda direta em seus sites. Além de garantir o recebimento e a qualidade do produto, com as compras diretas é possível encontrar preços mais atrativos.
3 – Apresentação dos vinhos
Uma boa loja online se preocupa em mostrar os produtos que comercializa. No caso dos vinhos, além de imagens das garrafas, também é importante que sejam disponibilizadas informações sobre os vinhos e os seus produtores, como, por exemplo:
- qual a uva usada na produção do vinho;
- em que região ele foi produzido;
- método de produção;
- safra;
- descrição dos aromas e sabores;
- a temperatura ideal para servir o vinho (temperatura de serviço);
- teor alcoólico;
- sugestões de harmonização
Quanto mais informações você tiver, melhor. Inclusive, há sites onde, ao selecionar um vinho, são mostradas outras opções de rótulos fabricados com o mesmo tipo de uva, de uma mesma região, pelo mesmo produtor, da mesma faixa de preços e outros dados que permitem a você fazer comparações.
4 – Aposte nos clássicos
É muito comum haver receio ao comprar algo que não conhecemos ou, no caso dos vinhos, que nunca provamos. Nesse caso, apostar nos clássicos ou arriscar algo diferente mas de uma marca que já aprecie, são excelentes formas de ser mais assertivo em suas escolhas.
De todo modo, é importante saber o que lhe agrada, assim, você pode consultar as características dos produtos e, se preferir vinhos frutados e com poucos taninos, por exemplo, descartar de suas alternativas os com dez anos ou mais.
5 – Avaliação de vinhos
Para ter mais segurança ao comprar um vinho que você não conhece, procure pesquisar o máximo que puder sobre a bebida. Como já foi dito, uma boa loja online deve trazer informações sobre as uvas, método de produção, origem do vinho etc.
Mas, você pode ir além e procurar por resenhas e avaliações independentes. Assim, é possível saber previamente se determinado vinho tem o estilo que você procura.
6 – Cuidado com ofertas “especiais demais”
Quem não gosta de uma boa oferta e de consumir produtos de qualidade com preços menores? Com a concorrência acirrada, é normal que surjam promoções e descontos especiais, mas é preciso ter atenção para “não comprar gato por lebre”.
Se o rótulo for conhecido, observe as safras, pois vinhos que apresentam preços muito inferiores aos praticados pelo mercado, podem ser provenientes de lotes comprometidos e até mesmo ser produto de contrabando.
No caso de rótulos desconhecidos, procure saber se o vinho já foi bem avaliado por fonte confiável. Afinal de contas, se o vinho não tem qualidade, ainda que barato, continuará sendo ruim. Ou seja, pode ser um caso onde “o barato sai caro”.
7 – Combos com seu rótulos preferidos
Participar de um clube de vinhos é uma boa alternativa para receber mensalmente os melhores vinhos, mas escolher por combos especialmente montados e que ainda têm brinde, são carinho que sua adega e paladar merecem.
Gostou das dicas? Então aproveite que está aqui e leia outros artigos interessantes sobre o universo dos vinhos no nosso blog! E experimente os combos Panceri.