5 de agosto de 2024 - Dicas

Qual o tamanho da garrafa de vinho?

Qual o tamanho da garrafa de vinho?

Qual o tamanho da garrafa de vinho?

Com certeza você já viu alguma garrafa de vinho com tamanho “mini”, assim como já deve ter esbarrado em outra que mais parecia um cantil. Não é incomum encontrarmos garrafas além daqueles formatos e tamanhos mais comuns, e é por isso que a dúvida sobre o tamanho padrão da garrafa de vinho pode surgir. 

O tamanho da garrafa de vinho pode ser um pouco menor do que o habitual, com 187ml, mas também existem garrafas que podem chegar a ter 30 L de capacidade. Além de formatos não muito convencionais, como a garrafa Bocksbeutel. 

Saiba tudo sobre o tamanho da garrafa de vinho e os demais formatos disponíveis no mercado com a Vinícola Panceri!

Qual o tamanho padrão da garrafa de vinho? 

O tamanho padrão da garrafa de vinho é 750 ml. Normalmente apresentam um diâmetro próximo a 8 cm e uma altura próxima a 33cm. Esse tamanho foi estabelecido como um consenso internacional e é o mais comum encontrado nas prateleiras de lojas e nas adegas. 

Mas por que a garrafa de vinho padrão tem 750 ml?

O principal motivo é porque na época em que os vinhos começaram a ser vendidos para fora da região onde eram produzidos, os principais clientes eram os ingleses, sendo que a unidade de volume usada por eles era o “galão imperial”, que equivalia precisamente a 4,54609 litros. 

Para simplificar as contas na conversão, eles transportavam o vinho em barricas de 225 litros, o equivalente a 50 galões, que por sua vez correspondiam a 300 garrafas de 750 ml. (75 centilitros). 

Deste modo, um galão correspondia a 6 garrafas. Aliás, é por isso que ainda hoje as caixas de vinho têm em geral 6 ou 12 garrafas (o equivalente a 1 ou 2 galões).

Quantas taças serve uma garrafa de vinho?

O tamanho da garrafa de vinho oferece seis taças de vinho padrão, não muito cheias. Para fins de cálculo para eventos sociais, orientamos programar 1 garrafa para cada 4 convidados. 

O tamanho da garrafa de vinho te preocupa na hora de viajar? Descubra tudo sobre o assunto: Pode levar vinho no avião? Descubra quantas garrafas são permitidas!

Tamanhos de garrafas de vinho fora do padrão

O tamanho da garrafa de vinho vai depender da necessidade e da ocasião. Os tamanhos podem variar desde pequenas garrafas individuais, até grandes volumes usados em celebrações.

Piccolo

A garrafa Piccolo, também conhecida como Split, tem uma capacidade de 187,5 mililitros. Este tamanho é equivalente a um quarto de uma garrafa padrão e é frequentemente utilizado para vinhos espumantes e champanhes em porções individuais, sendo popular em eventos e comemorações onde são servidas taças individuais.

Meia garrafa

A meia garrafa contém 375 mililitros de vinho, representando metade de uma garrafa padrão. Este formato é conveniente para pessoas que desejam apreciar vinho em menor quantidade, ou que estão degustando diferentes tipos de vinho sem se comprometer em beber uma garrafa inteira.

Magnum

Aqui, nós já passamos do tamanho padrão da garrafa de vinho. A garrafa Magnum tem uma capacidade de 1,5 litros, que equivale a duas garrafas padrão. Este tamanho é popular em ocasiões especiais e celebrações, além de ser valorizado por colecionadores e enófilos, pois o vinho em garrafas Magnum tende a envelhecer de maneira mais lenta e uniforme.

Jeroboão

O Jeroboão varia em capacidade dependendo da região: em Bordeaux, ele contém 4,5 litros, enquanto na Borgonha e em Champagne, contém 3 litros (também conhecida nesse caso como “double magnum”). Esta garrafa é frequentemente utilizada para vinhos espumantes em grandes eventos, oferecendo uma quantidade significativa de vinho em uma única unidade.

Roboão

A garrafa Roboão tem uma capacidade de 4,5 litros (em Bordeaux é chamada de Jerobão), equivalente a 6 garrafas padrão. Utilizada principalmente para vinhos espumantes, este tamanho é ideal para grandes festas e eventos.

Imperial ou Matusalém

A garrafa Matusalém, com capacidade de 6 litros, é equivalente a 8 garrafas padrão. Este formato é popular para vinhos tintos de longa guarda e vinhos espumantes, sobretudo na região de Champagne – França, oferecendo benefícios adicionais de envelhecimento e um impacto visual significativo em eventos.

Salmanasar

O Salmanasar contém 9 litros de vinho, equivalente a 12 garrafas padrão. Este tamanho é frequentemente reservado para grandes celebrações e é especialmente impressionante quando apresentado em jantares formais e eventos corporativos.

Balthazar 

Com uma capacidade de 12 litros, a garrafa Balthazar equivale a 16 garrafas padrão, chegando a servir 80 taças de vinho. Este formato é menos comum, mas é usado em ocasiões especiais e é valorizado por colecionadores e apreciadores de vinho.

Nabucodonosor

A garrafa Nabucodonosor contém 15 litros de vinho, equivalente a 20 garrafas padrão. Este tamanho é raramente visto, sendo reservado para ocasiões muito especiais e eventos de grande escala.

Salomão

A garrafa Salomão, também conhecida como Melchior, tem uma capacidade de 18 litros, equivalente a 24 garrafas padrão e pesa próximo a 40kg. Este formato também é raro e é utilizado em eventos de gala.

Sovereign

Com uma capacidade de 26,25 litros, a garrafa Sovereign é equivalente a 35 garrafas padrão. 

Golias

A garrafa Golias contém 27 litros de vinho, equivalente a 36 garrafas padrão. Este formato é quase lendário e seu nome faz referência ao gigante bíblicosendo produzido apenas sob encomenda para ocasiões de prestígio e celebrações sofisticadas.

Melquisedeque

Por último, mas não menos impressionante, a garrafa Melquisedeque tem uma capacidade de 30 litros, o que equivale a 40 garrafas padrão, servindo até 200 taças e pesando cerca de 70kg. Este tamanho é um símbolo de luxo e exclusividade, adquirida por colecionadores e grandes entusiastas do universo do vinho. 

Em 2019, uma garrafa Melquisedeque foi vendida por € 9 mil euros, aproximadamente R$ 52 mil reais. 

Tipos de garrafas e quais as diferenças?

As garrafas não servem apenas para preservar e participar no envelhecimento do vinho, mas também atuam na comunicação da tradição e da região de origem. Diferentes tipos de garrafas são utilizados para diferentes estilos e origens de vinhos, cada uma com características próprias que representam sua herança cultural.

Garrafa Borgonha

A garrafa Borgonha é uma das mais comuns nos mercados, e possui formato reconhecível de corpo largo e pescoço curto. Este formato é tradicionalmente utilizado para vinhos da região da Borgonha, na França, e geralmente contém vinhos feitos de uvas Pinot Noir e Chardonnay. 

Esse formato permite uma sedimentação mais eficiente dos resíduos próprios do vinho, muito útil para envelhecimento  na garrafa. 

Garrafa Bordeaux

A garrafa Bordeaux talvez seja a mais reconhecida pelos mercados. Ela possui um corpo reto e ombros altos e pronunciados. Este design é particularmente usado para vinhos tintos com bastante tanino, como Cabernet Sauvignon e Merlot.

Garrafa Alsácia

A garrafa Alsácia, também conhecida como garrafa Hock, é esguia e alta com um corpo estreito e alongado. O nome já diz de onde vem: Alsácia, na França, e é usada para vinhos brancos como Riesling. A forma estreita e elegante da garrafa é proposital para indicar a delicadeza e a acidez do vinho. 

Garrafa Rhône

A garrafa Rhône é parecida com a garrafa Borgonha, mas com um corpo um pouco mais robusto e ombros mais sutis. Ela é utilizada para vinhos da região do Rhône, na França, esta garrafa é comumente associada a vinhos feitos de uvas como Syrah, Grenache e Mourvèdre. A robustez da garrafa complementa bem os vinhos encorpados e complexos produzidos nesta região.

Garrafa Champagne

A garrafa Champagne é projetada para suportar a alta pressão do vinho espumante. Tem um corpo robusto, fundo côncavo e vidro mais grosso para resistir à pressão interna. Esta garrafa é usada para todos os tipos de vinhos espumantes e por isso apresenta o fundo côncavo, também conhecido como “punt”, que ajuda a distribuir a pressão e facilita a manipulação durante o processo de engarrafamento e serviço.

Garrafa Bocksbeutel (ou Cantil)

A garrafa Bocksbeutel, ou Cantil, tem um formato achatado e arredondado, lembrando um cantil. Este design é associado aos vinhos da região de Franken, na Alemanha. A forma única da Bocksbeutel ajuda a diferenciar os vinhos dessa região e é usada principalmente para vinhos brancos e alguns tintos. Este tipo de garrafa também é encontrado em algumas regiões de Portugal, especialmente para vinhos verdes.

Venha visitar a Vinícola Panceri e conhecer os vários formatos de garrafa que temos no nosso acervo. Desde Bordeaux com o delicioso Merlot, até as champagne de espumantes refrescantes.

Fale com um de nossos atendentes de forma fácil através do link: Enoturismo Panceri

Conclusão

O tamanho da garrafa de vinho pode ser “mini”, passando pelo tamanho padrão de 750 ml e até chegar na mega garrafa de 30L, chamada Melquisedeque. Alguns formatos são praticamente exclusivos, como o caso da Melquisedeque, e outras são de fácil acesso em mercados e adegas, como a meia garrafa.

Formatos não muito convencionais, como a Bocksbeutel, também podem ser encontrados nas prateleiras. Você sabia que havia tantas opções de tamanho e formato nas garrafas de vinho?