27 de dezembro de 2023 - Noticia

5 dicas para aumentar suas vendas de vinhos no verão

5 dicas para aumentar suas vendas de vinhos no verão

O vinho é uma bebida altamente apreciada no inverno ou em temperaturas amenas. Isso torna um desafio perpetuar as vendas em uma estação tão quente como o verão. 

Mas há uma boa explicação para a preferência de consumo apenas em temperaturas baixas. Muitas vezes, ela vem da falta de conhecimento de marcas, rótulos e variações perfeitas para um dia de verão. 

Então, prepare o planner de eventos e o caderno de anotações. Pegue nossas dicas para aumentar suas vendas de vinhos no verão.

Por que você deve oferecer degustação de vinhos?

Os eventos de degustação são clássicas estratégias para aumentar suas vendas de vinhos no verão e em outras estações. A proposta oferece aos clientes uma experiência memorável e única.

Ela permite explorar diferentes estilos, uvas e regiões que, em condições regulares, não estariam disponíveis sem comprar ao menos uma dúzia de garrafas. . Primeiramente, funciona como incentivo de compra impulsiva. Além disso, abre a possibilidade de novos hábitos, tornando os clientes propensos a levar um vinho mais caro. 

Dificilmente um cliente recusa uma oferta de degustação. Nesse sentido, a escolha da bebida ideal é crucial para aumentar suas vendas de vinhos no verão. 

Falamos um pouco sobre as estratégias de degustação de vinhos no nosso conteúdo: 7 dicas para melhorar a experiência do cliente na seção de vinhos no supermercado

Dicas para aumentar suas vendas de vinhos no verão

Para vender mais vinhos no verão, é importante sair da zona de conforto. Adote abordagens inovadoras que não apenas destaquem a diversidade da oferta, mas também proporcionem uma experiência única aos clientes. 

Ao implementar estratégias criativas, os mercados têm a oportunidade de aumentar suas vendas de vinhos no verão. Igualmente, estabelecem um ambiente distintivo que atrai e fideliza os clientes, promovendo uma cultura apreciativa em torno do vinho.

vídeo no youtube complementando o conteúdo sobre como aumentar suas vendas de vinhos no verão.

Assista: Como usar o vinho para oferecer uma experiência autêntica aos seus clientes.

Aposte na seleção de vinhos de verão

A cerveja não é a única parceira fiel do verão, o vinho também é aliado da refrescância e da descontração. Torna-se papel do mercado elencar uma seleção adaptada à estação, investindo em opções leves e refrescantes para o clima quente.

Os vinhos brancos e rosés são o carro-chefe das altas temperaturas. Leves, frescos e com maior tolerância para o armazenamento em baixas temperaturas, podem ser servidos levemente gelados. 

Variedades como Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Chardonnay oferecem uma gama de sabores. Estes se alinham perfeitamente com as preferências de quem busca uma experiência refrescante.

Não podemos esquecer os espumantes! Eles desempenham um papel significativo na seleção de vinhos para o verão. Prosecco, Cava e espumantes rosés são escolhas vibrantes que complementam a atmosfera festiva da estação.

Promoções de descontos de temporada

Quem não adora promoções de verão? Essa é mais uma estratégia quase infalível para aumentar suas vendas de vinhos no verão, adaptada em inúmeros departamentos de comércio. 

O período de verão é marcado por um clima quente e celebrações ao ar livre. Assim, oferece uma excelente oportunidade para destacar a seção de vinhos e incentivar os clientes a experimentar novas opções com valores promocionais. 

Definir descontos atrativos para vinhos de verão chamará a atenção dos consumidores. Isso os motivará a experimentar novos rótulos, ampliando o alcance dos consumidores. O intuito inicial do cliente ao entrar no mercado não era levar um vinho. Contudo, ao descobrir rótulos especiais de verão com desconto, dificilmente vai preferir sair de mãos vazias.

Também vale experimentar os descontos progressivos nas compras de mais de um rótulo. Essa estratégia de vendas cairá como uma luva nas festas de verão. Nesses eventos, é comum haver celebrações com amigos e familiares (e, claro, uma garrafa de vinho não será suficiente). Sincronizar os descontos progressivos com eventos sazonais certamente vai aumentar suas vendas de vinhos no verão.

Marketing e apresentação na loja

Estudos apontam que o marketing visual chama mais a atenção e exerce maior impacto do que outros modelos de apresentação. Portanto, mergulhe na caracterização da loja para o verão. 

Quer um exemplo prático de como o marketing de vinhos e a apresentação da loja são cruciais no aumento das vendas? Voltemos à sugestão de antes: as promoções. É fundamental comunicar claramente essas promoções de verão por meio de atrativos materiais de marketing de vinhos – seja cartazes coloridos, banners ou displays temáticos de verão. 

A comunicação visual desempenha um papel essencial na criação de consciência de compra. Ela desperta o interesse dos clientes e incentiva-os a explorar a seção de vinhos. Principalmente no verão, os consumidores estão mais propensos a procurar opções refrescantes e celebrativas. Por isso, surge uma oportunidade única para destacar a seção. 

Crie uma atmosfera que remeta ao espírito leve e descontraído do verão com os elementos que acabamos de sugerir. Displays de praia, cores vibrantes e imagens de atividades ao ar livre geram uma conexão emocional com os consumidores. Dessa forma, estimulam o interesse e incentivam a exploração da variedade de vinhos leves disponíveis. 

Aposte em estratégias de eventos de vinhos

Eventos de vinhos são clássicos no marketing de vinhos. Pode ser um evento de degustação ou um workshop de harmonização. Quem sabe uma celebração sazonal, como um festival de vinhos de verão (de que falaremos a seguir)?

Essa estratégia de vendas permite adaptar o evento aos objetivos específicos do supermercado. Desse modo, promove novos lançamentos e destaca as promoções de verão. 

A seleção cuidadosa dos vinhos leves a serem apresentados no evento será o passo mais importante. Destaque vinhos de verão, como os brancos, rosés e espumantes, enfatizando características leves e refrescantes. Inclua uma variedade de rótulos, desde opções mais acessíveis até vinhos premium, para atender a diversos gostos e orçamentos.

Festival de verão: ofereça harmonizações que combinam com o calor

O principal evento que um supermercado pode fazer para aumentar suas vendas de vinhos no verão é um festival. 

Essa abordagem não apenas atrai a atenção dos consumidores, mas também cria uma experiência envolvente. Vai além da simples compra de produtos, agregando valor à marca e fortalecendo a fidelidade dos clientes. 

Leve os rótulos de destaque no verão, ofereça promoções e eventos de degustação… O festival de verão é uma mistura de todas as dicas anteriores. 

Incluir vinhos locais ou exclusivos para o festival também tornará o evento memorável para os consumidores. Afinal, eles poderão experimentar novas opções e ampliar o repertório degustativo. 

Essa também será a oportunidade para criar parcerias com comércios e produtores locais. Aposte em workshops de harmonização de vinhos, eventos de degustação guiada, música ao vivo ou até mesmo eventos gastronômicos. Eles criam uma experiência completa para os participantes, incentivando a permanência e aumentando as chances de compra. 

Aliás, se deseja impressionar sua equipe e oferecer informações relevantes sobre harmonização de vinhos, use este conteúdo como diretriz: Harmonização de vinhos: combinações perfeitas para as suas refeições

Ofereça os melhores rótulos de verão da Panceri em seu supermercado

Não deixe de incluir os rótulos da Panceri em suas estratégias de vendas de verão. Se pensa em fazer uma degustação ou um festival de verão, a Panceri possui rótulos para impressionar seus clientes. Estes certamente vão associar seu estabelecimento à qualidade e à tradição. 

Os rótulos são variados, e boa parte dos vinhos é premiada internacionalmente. Trata-se de uma “carta na manga” incrível para aumentar suas vendas de vinhos no verão. Conheça pelo site oficial a Vinícola Panceri e seus vinhos premiados.

Conclusão

Ao incorporar essas dicas que nós da Panceri demos, os estabelecimentos vão aumentar suas vendas de vinhos no verão. Igualmente, proporcionarão aos clientes uma jornada sensorial inesquecível. 

Com criatividade, marketing, conhecimento e um toque sazonal, transforme o verão em uma temporada de sucesso para as vendas de vinhos.