3 de setembro de 2020 - Saúde
Vinho faz bem à saúde: conheça os benefícios da bebida
Por que comprar vinhos? Além do prazer de degustar a bebida, que pode ser levado como um ato de autocuidado, uma taça de vinho por dia também traz vários benefícios para a sua saúde. Acompanhe o post!
O vinho é uma bebida que traz em sua composição uma série de componentes benéficos à saúde: ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células, fortalece o sistema imunológico e previne diversos problemas de saúde.
Continue a leitura e veja como beber vinho regularmente e com moderação pode ajudar a diminuir o risco de doenças!
Por que comprar vinhos: confira os benefícios da bebida para a saúde!
Além do prazer de saborear um bom vinho, ao consumir a bebida você também está contribuindo com a sua saúde. Lembrando, é claro, que o vinho é uma bebida alcóolica e como tal, deve ser consumido com moderação.
Veja a seguir, 11 benefícios que você pode ter consumindo uma ou duas taças de vinho diariamente!
1 – Reforça o sistema imunológico
Uma recente pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apontou o que já havia sido demonstrado por outros estudos: doses diárias moderadas de vinho melhoram o nosso sistema imunológico, potencializam a ação de vacinas e combatem infecções. Portanto, se você precisa aumentar a sua imunidade, este é mais um motivo para apreciar uma taça de vinho diariamente.
2 – Retarda o envelhecimento
O vinho possui grande poder antioxidante, isso significa que ele atenua a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Desse modo, ao consumir vinho, a sua pele e todo o seu organismo recebe uma ampola de rejuvenescimento. Bem melhor que tomar um comprimido, né?
3 – Aumenta a resistência das fibras colágenas
O resveratrol, substância presente no vinho, torna as fibras colágenas – responsáveis por sustentar os tecidos – mais resistentes, fazendo com que a pele se mantenha mais firme. Esse componente também é responsável pelo fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos.
4 – Diminui a formação de radicais livres
Os radicais livres estão presentes no nosso organismo e não fazem mal à saúde. O problema é que, quando a produção de radicais livres se eleva, ela provoca a morte das células e oxida as gorduras presentes nas artérias, favorecendo o surgimento de doenças.
A notícia boa é que as propriedades antioxidantes do vinho – polifenóis e vitaminas – ajudam a combater esses radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e os problemas de saúde.
5 – Controla o aumento da pressão arterial
De acordo com um estudo desenvolvido por pesquisadores do King’s College London, o vinho reduz o enrijecimento das veias e artérias e a formação de placas de ateroma, responsáveis por aumentar a pressão dentro dos vasos sanguíneos. Assim, ele é um excelente aliado na prevenção e tratamento da pressão alta (hipertensão).
6 – Diminui a formação de coágulos
O vinho é um anticoagulante natural muito eficiente, pois dilata as artérias e reduz a formação de coágulos sanguíneos ou placas arteriais, causadores de trombose – entupimento de veias grandes que impedem o fluxo sanguíneo e causam dor e inchaço.
Seu efeito anticoagulante também previne a ocorrência de tromboembolia – que acontece quando um coágulo preso à parede de uma veia se desprende e acaba entupindo alguma artéria do pulmão ou do coração.
7 – Favorece a boa digestão
Ao harmonizar um vinho com o prato que será degustado, você aprecia a bebida da melhor forma, mas não é só isso! O vinho é um ótimo auxiliar da digestão, por isso é indicado para quem sofre com problemas digestivos.
Neste sentido, a melhor escolha são os espumantes, pois o gás carbônico presente em sua composição aumenta a produção de suco gástrico, ajudando o estômago no trabalho de digestão dos alimentos.
8 – Protege o coração e reduz o colesterol
O vinho age de diversas formas no organismo e uma delas é protegendo o sistema cardiovascular, ao controlar o colesterol.
As substâncias presentes no vinho, especialmente o resveratrol, conseguem diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), que grudam nas artérias, e aumentar a quantidade de colesterol bom (HDL), que protege as paredes dos vasos sanguíneos e evita a aderência do colesterol ruim, responsável por causar infarto e AVCs (acidente vascular cerebral).
9 – Previne e auxilia no tratamento da diabetes
Uma pequena taça de vinho durante o jantar também ajuda a controlar o açúcar no sangue, beneficiando quem sofre com a diabetes tipo 2. É o que apontam cientistas israelenses da Ben-Gurion Universidade de Negev, em estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine.
10 – Ajuda a combater a obesidade
Estudos realizados por cientistas da Universidade do Estado de Washington (EUA) afirmam que o resveratrol é o responsável por transformar a “gordura branca” em gordura bege (que é eliminada com mais facilidade pelo organismo).
Além disso, as pesquisas concluíram que a chance de uma pessoa se tornar obesa podem diminuir em 70%, com a ingestão diária de uma ou duas taças de vinho.
11 – Reduz o estresse e os sintomas da depressão
Pesquisas realizadas em universidades da Europa concluíram que quem consome pequenas quantidades (1 ou 2 taças) de vinho, especialmente o vinho tinto, com regularidade apresenta níveis baixos de estresse e depressão.
A explicação para isso é que o vinho tem em sua composição um alto teor de substâncias que auxiliam na produção de endorfina, dopamina e serotonina, chamadas de “hormônios da felicidade”.
Vinhos: consumo moderado é segredo do bem-estar
Delicioso para o paladar e o olfato, perfeito para relaxar e ainda faz bem para a saúde! Não é à toa que o vinho é tido como uma bebida tão especial! Mas, para potencializar os seus benefícios, o ideal é que ele seja consumido de forma moderada, pois trata-se de uma bebida alcoólica.
Uma garrafa de vinho pode ser degustada a qualquer momento, só ou na companhia de alguém, porém, o mais indicado é que ele seja ingerido junto com refeições, de forma a complementá-las, pois a complexidade de aromas e sabores pede por acompanhamentos.
Uma das ocasiões mais propícias para degustar o seu melhor vinho é à noite, na hora do jantar. Além de auxiliar na digestão, ele vai deixar você mais relaxado para uma boa noite de sono.
Você gostou deste artigo? Então assine nossa newsletter e receba outros conteúdos como esse em primeira mão!